By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 269

A Curva de Resposta de uma Sala de Som
 

Acústica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

            A curva de resposta de uma sala de som, normalmente levantada por técnicos de som, para  audiófilos e melômanos, apesar de ser pouco comentada, é um instrumento muito importante para se adquirir uma audição equilibrada e verossímil nas nossas salas. Pode ser obtida em inúmeras formas de audição, como em salas de audição critica, ou em salas de concerto, salas de audição, salas de Home Theater, casas de shows, enfim, em todos os ambientes em que exista a reprodução sonora, assim como também em ambientes com música ao vivo, tocada com instrumentos acústicos, como a Sala São Paulo, por exemplo.

              © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

        Mas o que vem a ser "Curva de Resposta de uma Sala de Som"? É um gráfico, uma linha, que mostra a pressão sonora de cada freqüência audível, indicando a planidade ou não da reprodução sonora no ambiente. O objetivo principal é o de se obter uma reprodução plana em toda a extensão audível, ou seja, nos graves, médios e agudos. A maioria das salas, infelizmente, não consegue atingir esta meta, que é mesmo muito difícil de ser alcançada. Aparecem muitas irregularidades, principalmente nos graves, face às estacionárias do ambiente, e nos agudos, face à dispersão dos agudos, além de outras características específicas de cada sala.

Curva de Frequência

         O gráfico apresenta as freqüências sonoras nas abscissas (eixo horizontal), colocadas em escala logarítmica e, no eixo das ordenadas (eixo vertical), são colocadas as pressões sonoras em dB. Todos os componentes da sala influem neste resultado final. As dimensões e o volume da sala têm, talvez, a maior participação neste resultado final, porém os equipamentos eletrônicos, como também as caixas acústicas e os cabos de interconexão também têm uma importância relevante nesta curva. O correto posicionamento das caixas acústicas e a posição do ouvinte são outros dois parâmetros de grande relevância também. Todos estes itens influem no resultado final da curva. Assim, quando se obtém a curva de resposta de uma sala, não é muito fácil se fazer a análise deste resultado obtido, pois é algo que exige muito conhecimento para se descobrir quais itens estão trazendo as irregularidades na planidade da curva.
         No nosso laboratório de acústica e áudio (
Audiophile News 90), que é na verdade uma sala de audição crítica, conforme norma IEC 60.268-13 (Sala de Audição Crítica), costumamos realizar, de tempos em tempos, esta curva de resposta sonora, para avaliar, de forma técnica, o resultado auditivo de mudanças realizadas na sala. Para isto, usamos um cd com ruído rosa, nos dois canais, como por exemplo o cd Audio Test-CD ACD, da HiFish (www.hifish.de). Mas qualquer outro cd, que tenha o ruído rosa nos dois canais, simultaneamente, poderá ser usado. Para realizar as medições, usamos o analisador de freqüências da Brüel & Kjaer (maior fabricante de aparelhos para medições acústicas), modelo 2250, colocado na posição do ouvinte, permitindo traçar a curva diretamente no visor do aparelho.
         Este gráfico é muito acurado, mostrando as irregularidades que porventura existam na sala em questão e, com uma análise acústica criteriosa, temos condições de realizar as modificações necessárias para aumentar a planidade da curva de resposta da sala. Esta curva nos mostra quão perto ou quão longe estamos da sala ideal. A diferença auditiva que esta análise e suas correspondentes correções trazem é impressionante e muito satisfatória
(Audiophile News 151).
         Ótimas audições a todos, aquele abraço! E até a próxima!

Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables

 
          

                      

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br