By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 288

 

Um Velho Conceito

Equipamentos e Cabos

 

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

            

            No Audiophile News 287, falamos a respeito do pré de phono Musical Fidelity MX-VYNL, um pré  de alta qualidade, muito bem cotado nas principais publicações, com um excelente custo/benefício.

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

                                                    
            Este pré de phono, apesar da alta qualidade, utiliza em seu circuito um conceito muito antigo, que é baseado na idéia do funcionamento da válvula. Ou seja, o pré Musical Fidelity utiliza o Nuvistor, um componente que surgiu como um novo tipo de válvula, desenvolvido pela companhia americana RCA no final da década de cinqüenta (1959). É um elemento termo iônico, montado em material cerâmico, sem partes de vidro, com dimensões extremamente reduzidas e que tem o tamanho aproximado de um dedal. Foi denominado Nuvistor, nome que significa "novo transistor", pois surgiu com a proposta de competir com o transistor, que também havia sido desenvolvido pela RCA e lançado no mercado em 1955.
size comparison           Desde o início da válvula termiônica tradicional, que tinha um tamanho avantajado, buscava-se uma forma de se conseguir reduzir seu volume, o que ocorreu com o surgimento dessa nova tecnologia. Com o Nuvistor, o tamanho estrutural das válvulas convencionais foi reduzido, sendo que as principais características das válvulas continuaram preservadas e, além disso, foi obtida uma melhora na eficiência do catodo e da resposta em alta freqüência.
            Na válvula convencional, devido à elevação da densidade da corrente, tanto a grade como a placa trabalham em temperatura mais elevada, diminuindo a vida útil da mesma. Mas, no caso dos Nuvistores, pela diminuição do espaço entre os eletrodos ou elementos estruturais, esses efeitos negativos deixam de ocorrer. O espaço reduzido também permite que estes componentes operem com tensões menores, resultando numa maior vida útil do catodo, e permite também a eliminação dos métodos de isolação, por meio de soquetes especiais aliados a condensadores.
            O Nuvistor foi lançado no mercado em versões como triodo, tetrodo e, finalmente, pentodo de 5 watts. Foi empregado na fabricação de equipamentos eletrônicos, tanto para fins civis como militares, sendo o grande responsável pelo sucesso dos televisores coloridos, fabricados pela RCA na década de sessenta.
            Foi, sem dúvida, um grande passo na tecnologia de fabricação de válvulas e, com o fechamento da fábrica da Sylvania, em 1980, após quase 20 anos no mercado como concorrente do transistor, o Nuvistor, gradativamente, começou a ser descontinuado, em função do crescente domínio do estado sólido.
            Entretanto, como o áudio high end está sempre em busca de velhas soluções tecnológicas, temos aí, como exemplo, a Musical Fidelity utilizando esse conceito criado há mais de 55 anos. Quem imaginaria?
            Boas audições a todos!
            
               

Bandejas Antirressonantes Bandstand 

  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br