By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 294

 

A Música e o Coração

Psicoacústica

 

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

            

            A música faz bem à saúde do coração e proporciona alegria e bem estar. Que a música faz bem ao corpo e à mente, todo mundo já sabe ou, pelo menos, já sentiu. Veja em Audiophile News 265, Audiophile News 196, e Audiophile News 89.

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

                                                    
            Você ouve um acorde ali, outro acolá e, em poucos segundos, é tomado por emoções que acalmam e o fazem viajar no tempo e relaxar. Eu, quando escuto alguma canção, mesmo que tenha sido gravada há mais de quarenta anos, me transporto para aquela época, tendo a sensação que estou vivendo aquele momento numa espécie de viajem ao passado.
             Você sabia que além de relaxar, alegrar e trazer à tona lembranças  e saudades, a música pode agir em nosso organismo curando doenças? Uma pesquisa realizada pela escola de medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, analisou 10 mil voluntários, aparentemente sem problemas de saúde, incluindo fumantes.
              Entre outras atividades, os cientistas pediram aos pacientes voluntários que elegessem uma canção que lhes proporcionasse um sentimento de bem estar e outra que lhes aumentasse a ansiedade.
              Após a pesquisa, os cientistas perceberam que os vasos sanguíneos dos braços dos voluntários se dilataram em 26%, após ouvirem uma música alegre, enquanto que as canções que lembravam tristeza e causavam ansiedade provocaram uma redução de 6% no fluxo sanguíneo. Por que isso acontece?
              Quando escutamos música, nossos ouvidos transformam os sons em estímulos elétricos, que chegam ao nosso cérebro, provocando o aumento da produção de endorfina.  Este hormônio, por sua vez, causa a sensação de bem estar e relaxa o corpo, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
               Nosso organismo é dotado de uma identidade sonora, chamada ISO, que comanda nossa percepção e produção dos sons. ISO, em musicoterapia, são os elementos arquétipos sonoros ou musicais que vão se estabelecendo em um ser humano desde o momento intra-uterino até a idade avançada. Quando há um desequilíbrio neste sistema, a pessoa doente se sente menos motivada e mais triste e a música consegue trazer de volta o equilíbrio que ela precisa.
               Como funciona a identidade sonora? Todos nós nascemos dotados da capacidade de produzir sons universais, como tossir, espirrar, estalar os dedos, dentre outros, porém, através de nossa identidade sonora, produzimos estes sons de maneiras distintas e somos capazes de identificar as diferenças. E isso acontece com todos os outros sons produzidos, como batimentos cardíacos, pulsação, andar, dentre outros.
                Quando uma pessoa está doente, estes sons internos acabam saindo de seu ritmo natural, que é harmônico, entrando em desequilíbrio e é nesse momento que a música pode ser usada como tratamento. Através dela, a medicina consegue trazer de volta este paciente para o seu equilíbrio rítmico e isso favorece a sua recuperação.
                Portanto, vamos ouvir muita música, de preferência de qualidade, dentro de um volume sonoro razoável, que nosso corpo só tem a agradecer.
                        
            Boas audições a todos!                

Bandejas Antirressonantes Bandstand 

  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br