By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 296

 

O Gênio da Criatividade

Acústica

 

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

            

          Nesse mundo da audiofilia, muitos gênios surgiram criando inovações revolucionárias. Por exemplo, Peter Walker, da Quad  (Audiophile News 272), que se sobressaiu com seus sistemas eletrostáticos, através de painéis refletindo o som em sentidos opostos.

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

             E também podemos destacar o sistema isodinâmico, utilizado pelas caixas Magnepan, criadas por Jim Winey (Audiophile News 276), que igualmente irradiava o som em sentidos opostosE agora, mais recentemente, temos as caixas German Physiks, que funcionam com uma espécie de pião invertido, semelhante a um alto falante, emitindo som irradiado em 360 graus. E as caixas MBL, que também irradiam o som em todos os sentidos. Além destes exemplos, podemos encontrar hoje vários outros projetos, de alta criatividade, que apresentam soluções sonoras inovadoras.
             Entretanto, neste texto, gostaria de salientar um outro gênio da criatividade, o Amar Bose. Seu verdadeiro nome, no entanto, era Amos Gopal Bose. Este grande inventor nasceu na Filadélfia, em 1929, e faleceu em julho de 2013. De ascendência indiana, foi engenheiro elétrico e acústico, além de físico.


             Amar, fundador e presidente do conselho da Bose Corporation, era especialista na criação de projetos acústicos diferenciados. Muito rico, foi listado pela Forbes, em 2007, como possuidor de um patrimônio de aproximadamente 1,8 bilhões de dólares.
             Seu grande projeto, que teve início em 1968, foi, sem dúvida, a criação das caixas Bose 901 que, desde o início, até os dias de hoje, tiveram 350 upgrades a partir do modelo original. Funcionavam basicamente com 9 alto falantes, tipo banda larga (full range), ou seja, 8 na parte de trás da caixa, angulados 4 e 4, que ficavam virados para a parede, e apenas um emitia som frontal. Me recordo que, naquela época, ficava impressionado com a dinâmica e a potência que estas caixas admitiam, engolindo qualquer amplificador por mais potente que fosse. Trabalhavam com um equalizador ativo, que ajustava as freqüências e permitia que elas ficassem absolutamente planas na resposta de todo espectro sonoro. Qualquer sala, por menor que fosse, parecia gigante, devido a essa reflexão sonora incrível que as Bose 901 proporcionavam. Este projeto, daqui a pouco, já vai fazer 50 anos, e ainda continua agradando muitos audiófilos, principalmente aqueles que gostam de uma dispersão sonora diferenciada.
             Mas a Bose não parou por aí. Seu maior sucesso foi, sem dúvida, o sistema Acoustimass que, de 1990 a 2000, vendeu como água. Composto por micro caixas e subwoofer, era um encanto, principalmente para as mulheres, pois suas peças sumiam no ambiente.
             Atualmente, a Bose possui uma linha diversificada de produtos, como mini sistemas, tipo Dock Station, para serem acoplados em I Pods, com uma fidelidade incrível. Caixas acústicas outdoor e com sistema Bluetooth, e também fones de ouvido com cancelamento de ruídos, utilizados principalmente em aviões, eliminando o som das turbinas, baseados no princípio da inversão de fase. E mais uma vasta linha de produtos voltados para a qualidade sonora, que não abrem mão do conforto auditivo, todos advindos de um empreendimento que leva muito a sério a reprodução musical.
             Esta é mais uma história de sucesso, de uma empresa que teve por trás um gênio criador que, a partir de 1968, ajudou a mudar a história do áudio. No entanto, apesar de toda esta criatividade, voltada para conceitos diferenciados de sistemas acústicos, as caixas convencionais, contendo apenas alto falantes frontais, dominam o mercado e são sempre as primeiras na avaliação das principais revistas especializadas em áudio.
                        
             Boas audições a todos!                

Bandejas Antirressonantes Bandstand 

  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br