By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 300

 

Uma Cronologia do Áudio
1a. Parte

Equipamentos e Cabos

 

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

          Vou contar um pouco do desenvolvimento dos amplificadores, principalmente daqueles que surgiram a partir de 1949, o ano em que nasci. Foi nesta época que surgiram os produtos de alta fidelidade mais importantes.

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br

          
          Nasci no mesmo ano em que surgiu a McIntosh, com seu primeiro produto, o amplificador modelo 50W-1, projetado por Frank McIntosh e Gordon Gow. Esse modelo há 66 anos atrás, possuía uma potência de 50 Watts RMS, com uma distorção de 1%, na potência máxima, e uma resposta de 20Hz a 20kHz. isto foi alcançado com o uso de realimentação negativa, muito pouco usada anteriormente. Foi o primeiro amplificador a utilizar realimentação negativa, que permitia uma potência maior com uma distorção muito baixa em médias freqüências (160Hz a 1.300Hz), em torno de 0.25%
          Em 1950, surgiram as válvulas, talvez as mais utilizadas até os dias de hoje, que foram as EL-34, tipo pentodo, introduzidas pela Phillips, Mullard e Telefunken.
          Em 1951, surgiu o circuito de amplificação ultra linear, patenteado por David Hafler e Herbert Keroes. Neste mesmo ano, surgiu a empresa Acrosound, construindo amplificadores e, principalmente, transformadores de saída de alta qualidade, primeiramente com o intuito de atender aos hobbystas. Esses transformadores foram utilizados naquilo que chamamos de a era de ouro do áudio, atendendo a marcas de prestígio, como Marantz, Harman Kardon, Fischer, Scott, Eico, Heath, Altec Lansing, Leak e várias outras.
          No ano de 1952, Saul Marantz lançou seu primeiro produto, que custava a bagatela de U$ 143.50, o modelo Audio Consolette, comercializado pela Harvey Radio Company de Nova Iorque. Este modelo incluía duas entradas de phono de alto ganho e 36 possibilidades de curvas de equalização.
          Em 1953, surgiu a Sherwood Eletronics e também o famoso amplificador Quad II, com seus 15 watts de potência, utilizando válvulas KT 88, em classe A pura.
          No ano de 1954 surgiram dois componentes de grande importância, que foram os transistores de silício, criados por Morris Tanenbaum na Bell Labs, tendo a primeira produção comercial pela Texas Instruments, e também o primeiro gravador de duas pistas stereo, vendido comercialmente.


          Em 1956, a Marantz introduziu o amplificador Model 2, criado por Sidney Smith. E, em 1958, surgiu, talvez, o mais famoso pré de todos os tempos, que foi o Model 7, que dominou a industria da alta fidelidade por muitos anos. Foram vendidas mais de 130.000 unidades e foi o primeiro a utilizar controles de tonalidade passivos que podiam ser cancelados.
          No ano de 1959, Jack Kilby, da Texas Instruments, desenvolveu o primeiro circuito de estado sólido, onde todos os elementos, transistores, diodos, resistores, ficavam numa mesma placa, chamada de circuito impresso, que foi o precursor do primeiro circuito integrado. Nesse mesmo ano, a Dynaco introduziu o seu clássico amplificador ST-70, usando 4 válvulas de saída EL 34, dois transformadores de saída, um de força e um circuito impresso contendo a amplificação de tensão.
          No próximo Audiophile News, continuarei descrevendo a seqüência de outros produtos da era de ouro do áudio.
          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!                              

Bandejas Antirressonantes Bandstand 

  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br