By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 
aa


Número 302

 

Uma Cronologia do Áudio
2a. Parte

Equipamentos e Cabos

 

Flavio Adami
flavioadema@uol.com.br

          Dando seqüência à segunda parte da cronologia do áudio, ainda em 1959, a Harman Kardon lançou o famoso power Citation II, o primeiro circuito ultra banda larga estereofônico, a válvulas, custando U$ 229,95. Projetado por Stewart Hageman, possuía 60W RMS/canal, com uma resposta de freqüência de 18 Hz a 60 KHz, com 20W de potência. Esse sistema de banda larga utilizava realimentação negativa, aumentando a banda de freqüências.

             © 2006-2016 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           http://www.byknirsch.com.br


Marantz 9          Nesse mesmo ano de 1959, a Quad lançou seu pré amplificador modelo 22. Tinha uma interessante variação de equalizações para viniis, que permitia ajuste para os 68 diferentes tipos de gravação existentes na época.
          No ano de 1960, a Marantz introduziu o power modelo 9 mono. Com 70W de potência, utilizava 4 válvulas EL 34, ao invés das 6550, freqüentemente usadas nos powers daquele tempo. Saul Marantz claramente preferia as EL 34, tipo pentodo, em relação às opções KT 66, KT 77 ou KT 88. Uma versão modificada do modelo 9, o 9120, era usado pela NASA, para alimentar antenas rastreadoras de sinal.
          No mesmo ano de 1960, o primeiro transistor tipo MOS, metal-oxide semicondutor, foi desenvolvido por John Atalla e Dawon Kahng nos laboratórios da Bell Labs.
          Em 1961, a McIntosh lançou no mercado o amplificador valvulado MC275, um dos mais famosos amplificadores desta empresa, valorizado até hoje.
          Já em 1962, a Marantz lançou o amplificador modelo 8B stereo, sendo o primeiro power 2 canais, lançado pela Marantz.
          No mesmo ano, foi lançado o primeiro toca discos com amplificação própria, utilizando 12 transistores de germânio e duas pequenas caixas acústicas, ao preço de U$ 200,00, marca KLH, modelo 11, considerado a primeira vitrola portátil com boa qualidade sonora.
          Em 1963, a McIntosh introduziu o pré amplificador C22, considerado um state of the art em amplificação a válvulas. Este pré foi o precursor dos primeiros prés Audio Reserch SP-2 e SP-3. Utilizava 2 válvulas 12AX7, no estágio de ganho, funcionando em cascata com outra 12AX7, em seguidor de catodo, sendo esta topologia usada até os dias atuais.
          No ano de 1964, a Marantz lançou o famoso tuner modelo 10B, o mais desejado tuner da história, ganhando a admiração de todos os críticos de áudio. O circuito era ajustado em um forno, para trabalhar em uma temperatura ideal, resultando numa performance de alta qualidade. Dentre todos os seus avanços, utilizava um display tipo CRT (cathode ray tube), para visualização do sinal de ganho das emissoras, e indicação de transmissão em stereo. Foi considerado pelos críticos como o Rolls Royce dos tuners a válvula.
          Em 1965, o redutor de ruídos tipo Dolby A, foi introduzido.
          No ano de 1966, a Dynaco introduziu o amplificador stereo 120, com 60W/canal, e o clássico pré PAS-3X, outra inspiração para o pré Audio Reserch SP-3.
          No mesmo ano, surgiu a Rotel, sediada no Japão, ganhando uma grande reputação, construindo produtos com preços razoáveis, com uma ótima qualidade sonora.
          Em 1967, surgiu o famoso power Crown DC 300, com 300W/canal. Os primeiros amplificadores operacionais são usados profissionalmente em consoles para sistemas de gravação em multicanal.            
          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!                              

Bandejas Antirressonantes Bandstand 

  

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br