By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 418

Uma Nova Tendência
 

Equipamentos e Cabos

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

         

          Quando era um hobbysta fanático, DIY (do it yourself), chegava a fazer experiências com inúmeras coisas que dizem respeito ao áudio. Construí de tudo, deste cabos, pré amplificadores, e até caixas acústicas. Construí caixas acústicas de madeira maciça, usando compensado naval, e também, vejam só, caixas de concreto. Este é um material extremamente inerte, que oferece várias vantagens na reprodução, mas com inúmeras desvantagens físicas, principalmente o seu excessivo peso. Naquela época, fundia individualmente cada um dos lados das caixas e, depois, cimentava uns nos outros. As dificuldades eram enormes, principalmente na hora de locomover cada caixa para o seu exato lugar na sala de audição. Porém, o resultado sonoro chamava a atenção! 

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 

          Quando as caixas eram equipadas também com suspensão acústica, o resultado ficava melhor ainda, graves muito definidos, médios e agudos muito limpos e naturais, de forma que proporcionavam uma agradável audição. No entanto, como o processo de fabricação era muito complexo, apesar do excelente resultado sonoro alcançado, e não tendo acesso a uma câmera anecóica, para realizar as curvas de respostas necessárias, desisti de continuar neste desenvolvimento. Passei, então, a me dedicar à parte mais importante do áudio, que é a acústica.
          Acontece que, através destes anos todos, com o desenvolvimento de uma massa especial, várias firmas européias e americanas desenvolveram processos de fabricação de caixas acústicas de concreto, criando moldes e fundindo as caixas. Com isto, a espessura das paredes pôde ser controlada, de forma a diminuir um pouco o enorme peso que estas caixas possuem.
          A revista AUDIO alemã, de agosto de 2018, testou quatro caixas acústicas, feitas de concreto, de fabricantes, para nós, totalmente desconhecidos:

CAIXAS ACÚSTICAS DE CONCRETO
FABRICANTE MODELO PESO Kg PRINCÍPIO EXECUÇÃO QS AK PREÇO (EUROS)
Lautbrecher Rohling CL-03 8 Bassreflex Duas Vias, Bookshelf 83 79 1.750,00
Concrete Audio N1 80 Suspensão Duas Vias, Torre 101 65 11.900,00
BETONart Audio Syno 60 Bassreflex Duas Vias, Torre 99 59 7.350,00
Gravelli Virtuoso 15 Suspensão Duas Vias, Bookshelf 81 a 4.900,00

 Legenda: Peso em kg. QS = Qualidade Sonora. AK= índice de compatibilidade com amplificadores. Vejam:
 
O Áudio e o Pinheiro - 3º Parte, a = caixa acústica ativa.

         Todas as quatro caixas têm o selo de "recomendada" pela revista. Três destes novos fabricantes surgiram na Alemanha, mas podemos também encontrar inúmeros fabricantes nos EUA. Vocês, colocando no Google: Loudspeakers in Concrete, vão descobrir muitos modelos de caixas acústicas americanas, feitas de concreto, e, inclusive, algumas dessas caixas testadas pela AUDIO.
          As caixas Modelo Rohling CL-03 foram fabricadas pela Lautbrecher, empresa especializada em caixas acústicas de concreto, criada em 2016, em Düsseldorf, Alemanha. Estas caixas contêm um altofalante norueguês, coaxial, da SEAS
(Scandinavian Electro Acoustic Systems), possuem boa resolução, apresentando uma audição muito natural. Falta-lhes apenas uma extensão nos graves, que pode ser compensada com um subwoofer.  São caixas pequenas, cada uma pesando 8 kg, e o fabricante garante frete gratuito para o mundo todo.
          As caixas modelo N1, da empresa Concrete Audio (fundada por Frank Nebel), são produzidas na cidade de Weimar, na antiga Alemanha Oriental, porém são também conhecidas nos EUA. Das quatro caixas testadas, são as que obtiveram a maior pontuação sonora e as que apresentaram a melhor curva de resposta. Possuem uma resolução muito detalhada e excelente grave. Fabricadas  usando o princípio de Joseph D´Appolito, contêm alto-falantes da Scan Speak, dinamarqueses. Como estas caixas todas são fundidas em moldes especiais, possuem uma apresentação muito decorativa e bonita. As N1 pesam 80 kg cada! Seu preço é competitivo, pois está no nível de caixas acústicas como a Tannoy Kensington GR (12.000,00 Euros), a PCM Fact 12 (14.000,00 Euros), ou a Gauder Cassiano II D (17.000,00 Euros), todas mais caras.
          A BETONart Audio, empresa fundada por Jörg Wähdel, físico diplomado, apresenta a torre Syno, em configuração D´Appolito também, com QS=99. A fábrica fica em Heidelberg, Alemanha. Este modelo utiliza alto-falantes da Wavecor, fabricante chinês de alto-falantes de alta tecnologia. A curva de resposta de freqüência é bem plana, com baixa distorção harmônica, boa dinâmica e ótima resolução.
          O fabricante Gravelli apresenta a caixa bookshelf Virtuoso. Este fabricante, ao contrário do que poderíamos imaginar, não está na Itália, e sim na cidade de Praga, na República Checa. Esta caixa possui um grave muito presente, com alguma coloração nos médios e agudos. O amplificador é da Hypex, que praticamente tem quase o monopólio mundial para amplificadores de caixas acústicas ativas.
          Olhando a lista geral da AUDIO, verificamos que estas quatro caixas possuem um preço compatível com as outras de mesma pontuação.

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

TOP Wonder Excellence RCA Digital


Não desejando mais receber Audiophile News responda a este e-mail com a palavra descadastrar.

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br