By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 478

 

Sinal USB em Áudio Digital de Alta Definição
 
 

 

Equipamentos e Cabos

Eduardo Zeni
eduzeni@uol.com.br

        

          Olhando o que o mercado oferece de gadgets (dispositivos) para melhorar o sinal de áudio por USB, neste artigo compartilho com vocês os resultados e conclusões que cheguei através de pesquisa e testes práticos feitos com alguns deles.





                                                                                     © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
                                                                                           Todos os direitos reservados
                                                                                                                       https://www.byknirsch.com.br



 

          A função principal destes aparelhos é tratar como o sinal USB é transmitido e eliminar ruídos/interferências prejudiciais à qualidade musical. Sendo alguns deles, equipamentos indispensáveis para um nível de áudio bem melhor.

Os equipamentos considerados foram:

   - iFi micro iUSB3.0

   - iFi nano iUSB3.0 (apenas a este não tive acesso)

   - UpTone USB Regen

   - Wyred4Sound Recovery

   - iFi iPurifier2

   - Audioquest JitterBug

              
 

 

      

 

          Para ajudar a entender, é usado como referência de nível muito bom um sinal/ruído em torno dos -140dB, sendo que nas portas USB, em sua grande maioria, é muito pior que isso.

 

          Capturei alguns gráficos dos resultados puramente de sinal transmitido depois de passar por cada um e as considerações com ponto de vista geral e resultado de áudio.

          Devemos considerar os pontos que afetam a qualidade do sinal, e que se forem devidamente tratados, teremos um sinal com qualidade tão boa que irá gerar ótimo nível de áudio, trazendo equilíbrio tonal, transparência, posicionamento de palco (altura, largura e profundidade), dinâmica, etc.

o   Energia Limpa,
o   Dados Regenerados,
o Isolamento.

Audioquest JitterBug

          O mais simples de todos... 

          Com uma melhora sútil, dá para perceber que deixa o som um pouco mais coerente e tem um pouco mais de profundidade, percebe-se um pouco mais de clareza em uma reprodução de vocal por exemplo, principalmente em jazz.

          É aconselhado pela Audioquest a utilização de duas unidades, um na porta com sinal e outro em outra sem uso. Fiz isso mas confesso não ter percebido diferença nenhuma, um só está bom.

iFi iPurifier2

          Este é o da 2.a geração, dizem que o da 1.a também é bom, mas não testei. Segue a linha do Jitterbug, um regenerador de sinal USB, que nesse caso usa o que a iFi chama de cancelamento de ruído ativo nas linhas de energia do USB. No gráfico mostra uma melhoria de 20dB na redução de ruído da porta.
          Percebi uma melhoria de graves e dinâmica, e perdeu aquele som "quadrado" do digital. Deixou as coisas mais transparentes, mais precisas e mais expressivas.

 

 

UpTone USB Regen

          Vem com uma fonte de alimentação genérica que segundo a UpTone, um modelo de prateleira que eles descobriram ser de baixo ruído em relação a outros disponíveis no mercado. E como resultado gráfico, fornece uma alimentação limpa.

          Na música, deixou uma assinatura com grave melhor, som mais dinâmico e com posicionamento. Instrumentos com impacto mais realista e limpos.

 

 

Wyred4Sound Recovery

          Qualidade de construção um pouco reduzida. Tem algum gap no fornecimento da energia pois algumas vezes não ativou o DAC da iFi que depende da energia fornecida pelo sinal USB. Funciona apenas USB2.0.
          Quando consegui fazer funcionar, as melhorias são muito semelhantes ao iPurifier2, corpo mais amplo e aberto.

 

iFi micro iUSB3.0
 

          O micro iUSB3.0 é o irmão mais velho do nano iUSB3.0, e foi ele que testei (o maior).
          Este merece um artigo mais detalhado futuramente somente para falar dele pois tem bastante informação pertinente e de como tirar maior proveito, então aqui serei mais direto.
          Tem 2 saídas USB (o nano apenas 1), um nível de ruído ainda melhor, possui o sistema IsoGround embutido, que elimina zumbidos persistentes, normalmente presentes em sistemas mais antigos (testei aqui em um notebook de 7 anos, e realmente fez diferença).
          Em um belo chassi de alumínio, conectores USB banhados à ouro, e pode usar cabos USB duplos. Acompanha a fonte da própria iFiiPower, que é muito boa.
          Nível de ruído gráfico muito parecido com o USB Regen, quase idênticos.
          A assinatura sonora foi o grande diferencial aqui. Som mais suave, rápido e com detalhamento, com uma dinâmica maior e mais limpa. Tem maior refinamento com certeza.
          Outro grande diferencial é a parte de energia fornecida pela USB (depois de tratada), que se potencializa com o uso de cabo USB duplo, e quando se alimenta algum DAC que utiliza essa energia, você fecha o circuito de energia com qualidade.
          Testei colocando o micro iUSB3.0 no meio do caminho do ultraRendu e DAC... a transmissão do sinal USB proveniente do ultraRendu é que alimentaria o DAC com sinal USB (energia + áudio), ou seja, ele tratou a parte de energia recebida pelo DAC. O som ficou ainda mais suave com corpo, textura, organicidade.
          A próxima etapa é testar com um cabo duplo, como o Gemini da própria iFi.

 

                                                     

 

                                  

 

 

          A conclusão que cheguei é que o iFi micro iUSB3.0  é o melhor de todos, vale cada centavo, é muito versátil no uso, e é o único que trata os 3 ofensores da qualidade do sinal:Energia Limpa, Dados Regenerados e Isolamento. 

          Deixa de ser indispensável apenas em pontas que já façam esse tratamento de sinal. O que ocorre em apenas poucos DACs mais top, mas mesmo assim acredito que sempre trará uma melhoria por tratar o sinal na ponta de origem de forma ampla (áudio e ruídos de energia, separando os dois em casos que a energia da USB não é necessária).

          Aquele Abraço e Feliz 2020 à Todos!!
 

           PS.1: Olá pessoal do Audiophile News! Nós, Flavio Adami e Jorge Knirsch, iremos organizar no mes de fevereiro de 2020, audições dentro da nossa sala de audição crítica, LAA. Vejam os artigos: A Sala de Audição Crítica e O Grave é Seco. A data ainda será definida, provavelmente em um sábado. Caso vocês estejam interessados, manifestem-se com a melhor data para vocês no nosso grupo Audiophile News e venham escutar música conosco. Cada grupo conterá um número máximo de quatro ouvintes, em audições gostosas e descontraídas, onde poderemos ouvir boa música e trocar idéias sobre tudo que envolve o áudio High End. Serão audições de confraternização, entre os amigos e colegas do Audiophile News, sem custo.

          PS.2: Pretendemos, em março de 2020, realizar mais um curso de Avaliação Musical, que está se tornando um grande sucesso! A data será marcada no início deste ano de 2020. Como de costume, inicía-se em uma sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das 18h. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11h, haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida, após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta apenas 4 participantes.
 Vejam o Audiophile News 438 para maiores informações.

          PS.3: Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu nome e número de celular, que teremos prazer em acrescentá-los.

  powerline Audiófilio

                                                                                        


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br

 pelos se