By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 443

Qual o Elo mais Fraco de um Sistema?
 

Acústica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução         

          Caros amigos leitores, já publicamos inúmeros artigos de como otimizar salas e sistemas de reprodução sonora. Aqui, no nosso site, há uma série de artigos intitulada: Otimizando Um Sistemas de Som (parte 1 até parte 5) que está na área de Artigos/Roteiros. E, na área de Acústica, também há vários artigos relevantes, como, por exemplo, o artigo A Acústica e o Áudio High End. Estes artigos todos trazem uma idéia dos parâmetros mais importantes a serem considerados, para se conseguir que a reprodução eletrônica da música seja a mais fidedigna possível ao acontecimento musical ao vivo. No artigo de hoje e nos próximos, vamos fazer um grande resumo das últimas experiências e dos conhecimentos que estamos adquirindo no Laboratório de Acústica e Áudio (LAA).

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 

          Apresentamos abaixo, para vocês, em ordem de importância, os principais parâmetros para a obtenção de uma boa reprodução eletrônica:

  1. Acústica,

  2. Elétrica,

  3. Equipamentos e Cabos,

  4. Aterramento,

  5. Vibrações e

  6. Acessórios.

          Esta é a ordem de importância, na nossa opinião, que nos orienta sobre como deveremos atuar para obter a melhor reprodução de som em uma sala. Como estes itens têm pesos diferentes, cada um deles deverá ser otimizado, ao máximo possível, mas sempre seguindo esta seqüência indicada. Ou seja, por exemplo, se, antes de tudo, procurarmos otimizar equipamentos, cabos e cuidar dos acessórios, sem, primeiro, termos tratado e resolvido os vários aspectos importantes da acústica e da elétrica, não obteremos grandes melhorias e, certamente, mediante os nossos esforços e investimentos, nos frustraremos diante resultados pífios que encontraremos!
          Vamos, assim, neste artigo e nos próximos, falar um pouco de cada um destes itens essenciais:

Acústica

          A acústica tem vários parâmetros muito importantes:

  1. A relação entre as medidas do comprimento, largura e altura da sala, além do formato geral do recinto;

  2. A montagem do sistema, se foi feita ao longo da largura ou ao longo do comprimento da sala;

  3. A distância das caixas acústicas frontais em relação à parede do fundo e em relação às paredes laterais;

  4. O tratamento acústico e a isolação.

          Se pudermos dar um peso a cada um dos principais parâmetros gerais, para a obtenção da melhor reprodução do som, a acústica representa 50%, ou até mais, do resultado final que ouvimos na sala. A acústica é, sem dúvida, o parâmetro mais importante na reprodução sonora e supera todos os outros, inclusive a soma dos outros parâmetros juntos. A maioria dos audiófilos não dá a devida importância a ela. No início, nós também não dávamos e a considerávamos como algo irrelevante. Nossa atenção se voltava apenas para os equipamentos e cabos, como se isso bastasse. E é o que a mídia e os fabricantes de equipamentos querem nos fazer crer. Achávamos também que a acústica era muito simples e fácil de se tratar.
          No entanto, ao longo destes anos, aprendemos, a duras penas, que o assunto é muito mais complexo e de solução mais difícil do que se possa imaginar. A acústica é muito particular e exigente! Infelizmente, não perdoa desacertos!! Para quem tem condições de começar uma sala de audição já a partir da sua construção, adotando as melhores relações de medidas e as melhores práticas, sai na frente, com uma enorme vantagem sonora, que vai se mostrar imbatível no resultado final.
          No próximo artigo, vamos falar a respeito deste primeiro item da acústica, a relação entre as medidas do comprimento, largura e altura da sala.

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

Convite para Audições


 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br