By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 470

Qual o Elo mais Fraco de um Sistema?
12ª. Parte
 

Elétrica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução         

          No Audiophile News 460, dissemos que a energia elétrica contém seis itens que devemos considerar:

  1. A Voltagem de Alimentação do Sistema e a Freqüência da Rede;

  2. Os Harmônicos da Energia Elétrica;

  3. A Instalação Elétrica da Casa/Apartamento e a Fiação;

  4. A Instalação Elétrica da Sala de Audição;

  5. O Aterramento;

  6. Os Equipamentos de Filtragem da Energia Elétrica.

          No Audiophile News 464, apresentamos vários procedimentos para verificarmos se a tensão está adequada para o nosso sistema de som/imagem.

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 Elétrica: A Voltagem de Alimentação do Sistema e a Freqüência da Rede. (Cont.)

         
          Outro aspecto importante é: "Em qual tensão nominal devo montar meu sistema?"

          Pelos motivos que aqui estaremos comentando, queremos lhes sugerir que montem seus sistemas sempre em torno de 120V nominais. Em primeiro lugar, porque esta é a tensão nominal do maior mercado mundial de equipamentos de áudio e imagem, os Estados Unidos. Embora esta tensão nos Estados Unidos tenha uma tolerância um pouco menor, ainda é próxima à nossa. A opção de aparelhos em 120V, para nós, é muito grande, e a compra e venda deles se torna muito mais fácil. Em segundo lugar, esta tensão é fase-neutro, como a nossa. E, se o nosso neutro for bem aterrado, nossa segurança aumentará bastante! Evidentemente, com a nossa tensão nominal em 127V, precisamos tomar algumas precauções a mais que, como todos devem se recordar, já foram amplamente relatadas. Em terceiro lugar, a freqüência americana, em 60Hz, é igual à nossa.
          Usar a tensão em 220V nominais, apesar de, na prática, mostrar uma variação um pouco menor que a em 127V, poderá apresentar alguns problemas importantes. Existem, no Brasil, várias regiões com tensão nominal 220V, algumas entre fase-fase e outras entre fase-neutro.
          Nossos aparelhos, conectados à rede 220V fase-fase, mesmo desligados, poderão vir a queimar. Isto, devido aos picos da rede elétrica, que poderão entrar pela fase que não foi desligada! Muitos crêem que, colocando um aterramento, ficarão seguros. No entanto, neste caso, não devemos usar aterramento, pois, por não termos o neutro acessível, será do tipo TT, que é o aterramento mais perigoso para os nossos equipamentos!           Mesmo no Nordeste, onde o 230V é fase-neutro, não recomendamos usar esta tensão para alimentar nossos sistemas de áudio e imagem. Vejam o porquê: o maior mercado de equipamentos, em 230V, é o mercado Europeu, onde a tolerância é muito menor do que a nossa, e a freqüência é 50Hz e não 60Hz. Assim, os aparelhos europeus, instalados em nossa rede 230V fase-neutro, ficarão sujeitos a uma variação maior de tensão, o que poderá levá-los à queima!

          A Freqüência da Rede Elétrica

          A nossa freqüência de rede é 60Hz. Muitos aparelhos têm a indicação de que podem ser usados em 50/60Hz. No entanto, recomendamos muito cuidado com estas indicações! Dependendo da tensão nominal, precisaremos verificar para que mercado o aparelho foi projetado. Se tiver sido projetado para o mercado europeu, não se esqueçam que a tolerância da tensão da rede européia é bem menor do que a nossa! Com isso, poderão surgir problemas que, normalmente, costumam ocorrer nas fontes de alimentação.
 


Participantes do último curso de Avaliação Musical

          PS.: Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados no início deste ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico! As inscrições serão por ordem de chegada. Entrem no Audiophile News 438, para obterem maiores informações. Temos ainda uma vaga para este próximo curso.
          Nosso último curso de Avaliação Musical ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro, com 4 participantes e, conforme relatos no nosso grupo de WhatsApp, foi um grande sucesso!

 

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

Novo powerline Audiófilo lf-120 

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br