By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 476

 

Áudio Digital de Alta Definição
3
ª. Parte
 

 

Equipamentos e Cabos

Eduardo Zeni
eduzeni@uol.com.br

        

          Dando continuidade ao tema que iniciamos no artigo Audiophile News 472, e que teve a segunda parte no artigo Audiophile News 474, trazemos agora a última parte desta matéria muito atual.
 

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
   Todos os direitos reservados
 https://www.byknirsch.com.br




Aqui seguimos para a terceira parte:
 

Arquivos de Áudio – Armazenamento/Execução: Conforme citado anteriormente, existem diversos tipos de arquivos de áudio, classificados de menor para maior nível de amostragem e qualidade de reprodução, e deve se levar em consideração quais tipos o player roda.
          Após isso, outro ponto a considerar é o local para armazenar esses arquivos, que vai depender dos equipamentos utilizados e performance de cada, e que pode ser desde um simples HD, conectado diretamente via USB, e indo até o mais aconselhável que é a utilização de um sistema chamado NAS – Network Attached Storage. NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede, composto por HDs internos que, através de um processamento inteligente e protocolos de comunicação, permitem que todos os arquivos fiquem em um único local, criando uma única biblioteca de mídia, e disponíveis a todos os streamers conectados nessa mesma rede.
          Entre os sistemas NAS disponíveis no mercado, tais como DLink, Seagate, WesternDigital, entre outros, os mais indicados e de melhor performance para música são os modelos fabricados pela QNAP e Synology.
         
          DAC – Armazenamento/Execução:
Falar sobre DAC é um tema que merece uma atenção maior e experimentações pois, nesse caso, muitas vezes o que a teoria diz se mostra impressionantemente diferente na prática. E digo isso por experiência própria, devido a alguns testes feitos e aos surpreendentes resultados obtidos!
          Basicamente, entre alguns quesitos a se considerar aqui, o passo inicial seria verificar o formato de arquivo compatível com o DAC, por exemplo:

- Qual formato DSD ele converte? DSD64, DSD128, DSD512? 

- Compatível com MQA também?

- O sinal USB recebido recebe algum tratamento?  => Isso será tema de outro artigo futuro.

 
         Fora essas perguntas, entra uma questão, ou “a” questão mais importante do conjunto, que é a musicalidade, e qual dos modelos disponíveis no mercado é mais ou menos musical. Esse é o ponto que remete ao dito no início desse tema, que aumenta a complexidade da solução, pois além de parâmetros técnicos há o fator de resultado no restante do sistema.
          Música Digital Hi-Res tomou proporções tão grandes e está crescendo tanto que até os fabricantes high end como dCS, MSB, Meridian, Mark Levinson, McIntosh, entre outros estão cada vez mais lançando equipamentos que atendam o público audiófilo mais exigente e todos eles com protocolos de comunicação com a plataforma Roon.


                                      
 

                                                  

                                                    

 

                                   
 

          Vale reforçar que a performance e resultados finais de áudio alcançados irão variar consideravelmente, de acordo com as características dos equipamentos, configurações de hardware utilizadas e setup feito.  Daí a responsabilidade de expressar opiniões e impressões baseados em testes, sem levar isso tudo em consideração, pode perder o senso crítico de referência, ou seja, é preciso colocar todas essas variáveis na análise para poder emitir um parecer sensato.
          Bem vindo à esse novo mundo da música e...   Enjoy it !!!

          Aquele Abraço!!
 

          PS.1: Olá pessoal do Audiophile News! Nós, Flavio Adami e Jorge Knirsch, iremos organizar entre janeiro e fevereiro de 2020, audições dentro da nossa sala de audição crítica, LAA. Vejam artigo: A Sala de Audição Crítica e O Grave é Seco. A data ainda será definida. Caso vocês estejam interessados, venham escutar música conosco. Cada grupo conterá um número máximo de quatro ouvintes, em audições gostosas e descontraídas, onde poderemos ouvir boa música e trocar idéias sobre tudo que envolve o áudio High End. Serão apenas audições de confraternização, entre os amigos do Audiophile News, sem custo. As inscrições serão feitas pela ordem de manifestação, no nosso novo grupo de WhatsApp.

          PS.2: Pretendemos, em março de 2020, realizar mais um curso de Avaliação Musical, que está se tornando um grande sucesso! A data será marcada no início do ano que vem. Como de costume, inicía-se em uma sexta-feira, às 14 horas, se estendendo até em torno das 18h. No sábado e domingo, começará às 9hs e irá até às 18hs. No domingo, às 11h, haverá uma visita à Sala São Paulo, para ouvirmos música ao vivo e, em seguida, após o almoço, faremos um teste no LAA, para cada participante saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico. O curso comporta apenas 4 participantes.
 Vejam o Audiophile News 438 para maiores informações.

          PS.3: Abrimos o grupo do Audiophile News no WhatsApp. Caso desejem participar, informem seu nome e número de celular, que teremos prazer em acrescentá-los. 

                                                                                        


Não desejando mais receber Audiophile News responda a este e-mail com a palavra descadastrar.

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br

 pelos se