By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 150

POSICIONAMENTO DE CAIXAS - 7ª. Parte

Acústica

  Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução

               Audiophile News já publicados a respeito deste assunto: 78 e 87;  118 e 122 e esta nova série: 130, 133, 135, 139, 143 e 146. Neste artigo, vamos continuar o estudo mais importante para um audiófilo, que é o estudo das ondas estacionárias de uma sala. No último artigo, apresentamos o cálculo das ondas estacionárias axiais, que são as mais importantes em uma sala e que normalmente causam os maiores estragos na reprodução do som.       

© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

 

As Ondas Estacionárias Tangenciais e Oblíquas 

              Ondas estacionárias tangenciais são modos sonoros que, de forma simplificada, se refletem entre quatro paredes do paralelepípedo da sala. Aqui também existem, como com as axiais, três tipos de ondas estacionárias tangenciais, que são as que ocorrem entre o comprimento e a largura, entre o comprimento e a altura e, finalmente, entre a largura e a altura. Já as ondas estacionárias oblíquas são ondas que se refletem entre as seis paredes da sala e, portanto, só existe um tipo de onda estacionária oblíqua. O cálculo para estas ressonâncias é bastante sofisticado e, assim como há uma fórmula para calcular os modos axiais, há também uma para calcular as ressonâncias tangenciais e oblíquas que, inclusive, calcula as axiais também. Face à complexidade desta fórmula, peço-lhes que consultem uma apresentação em PowerPoint que está no nosso site em: Palestra na Faculdade Impacta de Tecnologia. Esta fórmula geral, que calcula todas as ondas estacionárias da sala, está em uma das projeções ali contidas.

               Como o cálculo, através desta fórmula, é muito complicado, para a maioria das pessoas, pois exige um bom nível de matemática, estamos aqui sugerindo uma outra opção mais acessível a todos: existe, na internet, um programa, criado por Eric Desart, que apresenta uma planilha, no Excel (2003), que calcula todas as estacionárias e as coloca em terços de oitava, quando lhe informamos o comprimento (L), a largura (W) e a altura (H) da nossa sala. Este programa está no site http://forum.studiotips.com. Entrando ali, temos que ir para Calculation tools. Em Eric's Calculators & Files – origin: www.acoustics-noise  encontramos todos os programas do Eric Desart e, entre eles, optamos pelo Room Modes and Reverberation Time Calculator, pois este programa é o que permite elaborar o Diagrama de Distribuição Modal por Terço de Oitava da nossa sala (DDMTO), dando-nos uma visão da disposição das ondas estacionárias do nosso ambiente específico por terço de oitava.
               Como exemplo, no próximo Audiophile News, iremos calcular, através deste programa, as estacionárias de uma sala que está nas famosas medidas de ouro (Golden Ratio) 1:1,6:2,6, ou seja, vamos alimentar o programa com as medidas: altura (H) = 2,5m, comprimento (L) = 6,55m e largura (W) = 4,05m. Em seguida, iremos analisar o diagrama modal desta sala, verificando como ela se comporta acusticamente.

               Seria interessante vocês se anteciparem, tentando calcular este diagrama, através do programa, com as medidas dadas e, depois, procurarem visualizar o que acontece na sala.

               Aquele abraço!! Ótimas experiências a todos!! E até breve!

Cabos de Interconexão - TOP Wonder  RCA/Digital/XLR/Speaker Cables
                  


 

 
  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2008-2018 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br