By Knirsch - Produtos, Projetos e Consultorias
  Uma Entrevista com Jorge Knirsch

Veja o teste:
 do
 
powerline Audiófilo lf-115
 
http://youtu.be/QDZqmV4LgME

 
  Veja os comentários de Fernando Sampaio (RJ) a respeito de fiação sólida e aterramento do neutro.
Carta de Clientes

 
 
 
Veja os produtos à venda em:

Usados

 
 
     
 

 
     
 


Clique aqui para conhecer nosso informativo eletrônico e inscrever-se para recebê-lo em seu e-mail.

 
     
  Novos Cabos de Energia By Knirsch para instalações elétricas em áudio/vídeo
 Power Cable AC-25, 40
,60 e 100
 
     
  Antes de construir, otimizamos as medidas da sua sala de audição,
 Home Theater
, e afins.
 


Número 450

Qual o Elo mais Fraco de um Sistema?
4ª. Parte
 

Acústica

Jorge Knirsch
jorgeknirsch@byknirsch.com.br

Introdução         

          Nos Audiophile News 445 e Audiophile News 447, analisamos a importância da relação das medidas de uma sala, ou seja, a relação entre seu comprimento, largura e altura. As várias relações de medidas nos permitem definir, como vimos, cinco categorias de salas, cada uma delas com características específicas.
 

             © 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
           Todos os direitos reservados
           https://www.byknirsch.com.br

          Acústica: 2. A Montagem do Sistema ao Longo da Largura

          No Audiophile News 443, colocamos a problemática da montagem do sistema ao longo da largura ou ao longo do comprimento da sala. Já havíamos escrito o Audiophile News 440 a respeito deste assunto e escolhido, como exemplo, um artigo da revista inglesa HIFICRITIC de Oct/Dez 2018 onde a montagem do sistema foi feita ao longo do comprimento. Naquela ocasião, havíamos descrito as inúmeras desvantagens de se montar um sistema ao longo do comprimento da sala, sendo a principal delas o fato de não nos permitir obter uma sala de audição crítica para a reprodução eletrônica de áudio.
          Reparem que a acústica é a parte mais importante em um sistema de reprodução eletrônica de áudio, e os quatro itens apresentados, naquele artigo, têm uma relevância muito grande! Recordando, os quatro itens são:

  1. A relação entre as medidas do comprimento, largura e altura da sala, além do formato geral do recinto;

  2. A montagem do sistema, se foi feita ao longo da largura ou ao longo do comprimento da sala;

  3. A distância das caixas acústicas frontais em relação à parede do fundo e em relação às paredes laterais;

  4. O tratamento acústico e a isolação.
     

Acústica: 3. As Distâncias DPF e DPL para as Caixas Frontais

          Este é um assunto muito complexo, de vital importância e muito polêmico. A posição das caixas acústicas, ao longo da largura da sala, como deve ser, se reveste de uma importância vital no resultado sonoro da reprodução eletrônica. Chamamos DPF a Distância da face frontal do woofer à Parede do Fundo. E DPL, a Distância do centro vertical das caixas às Paredes Laterais.
           Podemos
encontrar, na internet, vários métodos de cálculo destas medidas, como, por exemplo, a relação de Cardas (1 : 1,6 : 2,6), da qual já falamos algumas vezes; a  seqüência de Fibonacci (vejam no HT Forum); a zona de neutralidade, segundo Dave Wilson (Audiophile News 118 e 122); e muitos outros métodos. Mas, infelizmente, nenhum deles apresenta muita precisão no posicionamento, originando, muitas vezes, um equilíbrio tonal deficiente e/ou um palco sonoro debilitado.
          Assim, experimentando as inúmeras alternativas da internet, fomos desenvolvendo, ao longo dos anos, um método baseado na distribuição modal das estacionárias axiais da sala, usando os critérios do professor argentino Oscar Juan Bonello, estudioso desse assunto. O método não é muito simples, porém de muito boa precisão. Para que todos pudessem utilizá-lo, com resultados surpreendentes, publicamos uma série de 10 artigos que descrevem como se deve proceder. Esta série começou com o Audiophile News 130. Não sabemos se muitos chegaram a estudar esse método, mas, onde o temos aplicado, os resultados sonoros têm sido animadores. Como já havíamos lhes oferecido, estando o sistema montado ao longo da largura, e existindo simetria atrás das caixas, quem nos fornecer as três medidas da sala,
podemos, gratuitamente, calcular os valores de DPF e DPL, que irão otimizar a sua reprodução sonora de forma excepcional! No próximo artigo, iremos escrever a respeito de isolação e tratamento acústico.         

          PS.: Com o grande sucesso dos workshops de Avaliação Musical, realizados neste início de ano, iremos oferecer mais um curso, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de maio. Este próximo workshop lhes permitirá avaliar seu sistema de som e realizar correções técnicas, além de permitir, a cada participante, saber que tipo de ouvinte é: sintético ou analítico! Cada curso tem vaga apenas para 4 participantes e a inscrição será por ordem de chegada. Vejam o Audiophile News 438, para obterem maiores informações.

 

          Ótimas audições a todos! Aquele abraço! E até a próxima!

Convite para Audições

 

  By Knirsch-Produtos Projetos e Instalações
© 2010-2020 Jorge Bruno Fritz Knirsch
Todos os direitos reservados
https://www.byknirsch.com.br